Bahia
Abrigo para animais em São Felipe vira alvo de denúncia de irregularidades
Contrato firmado pela Prefeitura está em vigor desde março, mas serviço ainda não funciona de forma adequada. A vereadora Ana Vitória (PT) cobra transparência e aponta possíveis falhas na execução
Um contrato de aluguel firmado pela Prefeitura de São Felipe, no Recôncavo Baiano, para a instalação de um abrigo destinado a animais de pequeno, médio e grande porte em situação de rua, tem sido alvo de denúncias e levantado dúvidas sobre a correta aplicação dos recursos públicos.
A vereadora Ana Vitória (PT), após analisar o Diário Oficial do Município, identificou que o contrato está ativo desde março deste ano. No entanto, segundo a parlamentar, até o momento não havia qualquer sinalização de funcionamento do espaço.
“Ao analisar o Diário Oficial do Município, identifiquei um contrato de aluguel que vem sendo pago desde março, supostamente destinado ao acolhimento de animais de pequeno e grande porte em situação de rua, abandono ou vítimas de acidentes. No entanto, até então não havia qualquer informação sobre a existência desse espaço”, declarou a vereadora.
Diante das dúvidas, a parlamentar apresentou um requerimento ao Executivo pedindo esclarecimentos sobre o endereço. Após a solicitação, moradores relataram que alguns animais teriam sido levados para um imóvel sem estrutura adequada.
“Cumprindo meu papel de fiscalização, fui verificar de perto e encontrei o que aparenta ser mais um caso de desvio de finalidade: recursos públicos sendo utilizados para um espaço que, na prática, não funciona como deveria. O dinheiro do povo precisa ser respeitado. Os animais merecem acolhimento de verdade, e não descaso”, afirmou Ana Vitória.
Durante a visita, a vereadora relatou que encontrou o local fechado com cadeado e sem responsáveis para receber novos animais. Segundo ela, não havia placa de identificação, nem indícios claros de estrutura adequada para acolhimento.
“Após a minha denúncia, colocaram alguns animais nesse galpão. Mas até hoje não existe alguém para receber, nem a certeza de que há água e alimento em condições adequadas. Moradores relataram que os bichos estariam sendo alimentados até com pele de galinha, mas não conseguimos confirmar isso porque o espaço permanece fechado”, acrescentou.
A vereadora Kay Moraes (MDB) confirmou que a Prefeitura de São Felipe alugou um imóvel destinado a servir como abrigo para animais de pequeno, médio e grande porte. No entanto, o espaço ainda não está em operação.
Em declaração, a parlamentar relatou sua conversa direta com o prefeito Gregório (PSD) sobre o caso:
“Eu estive hoje diretamente com o prefeito para entender o acontecido dessa casa que está alugada e não está funcionando. Ele me disse: ‘Minha filha, realmente alugamos essa casa para colocar em prática o abrigo de animais. Só que, quando começamos a levar alguns animais para lá, a população começou a ligar, a reclamar, dizendo que não aceita que aquele local seja de acolhimento’. A solução que ele me passou foi: ‘Vamos segurar mais um pouquinho e, lá na frente, vemos outro local’. Essa foi a informação que ele me passou. Eu tive essa conversa direta com ele.”
Segundo a vereadora, a decisão do prefeito indica que o projeto de acolhimento ainda depende de ajustes e de uma nova definição de endereço, levando em conta a opinião da população e as condições adequadas para o bem-estar dos animais.
O caso foi debatido também na Câmara Municipal de São Felipe, quando vereadores destacaram a necessidade de maior transparência da gestão. A expectativa da vereadora é que o episódio seja levado ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) para investigação formal sobre possíveis irregularidades no contrato.
Bahia
Marinha suspende travessias marítimas na Bahia
Serviços entre Salvador, Mar Grande, Morro de São Paulo e Boipeba são interrompidos devido às condições adversas do mar e bandeira vermelha para navegação.

A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), anunciou a suspensão das principais travessias marítimas de passageiros no estado devido às condições meteoceanográficas adversas registradas no litoral baiano.
A interrupção atinge o trajeto entre Salvador e Mar Grande, compreendido entre o Terminal de Turismo Náutico da Bahia, na capital, e o Terminal de Mar Grande, na Ilha de Itaparica. Além disso, também foram suspensas as operações das linhas Salvador–Morro de São Paulo e Salvador–Boipeba.
Segundo a Marinha, a medida foi adotada para garantir a segurança da navegação e preservar a vida humana no mar, diante do agravamento das condições climáticas e marítimas na região.
Nesta sexta-feira (26), a bandeira de navegação permanece na cor vermelha, indicando risco elevado para embarcações. A Capitania dos Portos orienta que não é recomendada a navegação na Baía de Todos-os-Santos e em todo o litoral baiano enquanto persistirem as condições desfavoráveis.
A recomendação vale tanto para embarcações de transporte de passageiros quanto para atividades recreativas e de pesca, devendo os navegantes acompanhar os comunicados oficiais antes de iniciar qualquer deslocamento pelo mar.
A Marinha reforçou ainda que mantém atendimento permanente para situações de emergência marítima ou fluvial. Em casos de acidentes no mar ou em rios, a população pode acionar o serviço de emergência pelo telefone 185, disponível em regime de plantão 24 horas.
A retomada das travessias dependerá da melhora das condições do tempo e da avaliação técnica realizada pela Capitania dos Portos da Bahia, responsável pelo monitoramento da segurança da navegação na região.
Bahia
Travessia para ilhas tem fila de mais de quatro horas
Movimento intenso no Terminal São Joaquim provoca longa espera para motoristas na manhã deste sábado

Quem pretende realizar a travessia marítima em direção às ilhas pela Ferry-Boat precisou de muita paciência na manhã deste sábado (20). O Terminal São Joaquim, em Salvador, registrou intenso fluxo de veículos, formando longas filas e elevando o tempo de espera para embarque.
De acordo com a situação verificada por volta das 9h25, a fila de automóveis já indicava uma espera superior a quatro horas, reflexo do grande número de pessoas que aproveitam o período de festas juninas e o fim de semana para viajar em direção à Ilha de Itaparica e outros destinos da Baía de Todos-os-Santos.
O aumento da demanda provocou congestionamento nas proximidades do terminal, exigindo paciência dos motoristas que buscavam embarcar ainda durante a manhã. A expectativa é que o movimento permaneça elevado ao longo do dia, especialmente nos horários de maior fluxo de passageiros e veículos.
Durante períodos de grande movimentação, a operação do sistema Ferry-Boat costuma ser reforçada para atender ao aumento da procura. Mesmo assim, o elevado volume de usuários pode provocar filas e ampliar o tempo de espera para o embarque.
As autoridades orientam que os viajantes programem o deslocamento com antecedência, acompanhem a situação do terminal antes de sair de casa e, sempre que possível, optem por horários alternativos para reduzir o tempo de permanência nas filas.
Com a proximidade dos festejos de São João, a expectativa é de que o fluxo continue intenso nos principais acessos ao sistema de travessia, exigindo planejamento dos motoristas que pretendem seguir viagem para o interior da Bahia ou para as ilhas da região.
Bahia
ABAF empossa novos conselhos e inicia gestão 2026-2028
Cerimônia em Salvador marca nova presidência e reforça desafio de ampliar participação de pequenos produtores no setor florestal baiano.

A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) realizou, na manhã desta quinta-feira (19), a cerimônia de posse dos Conselhos Diretor e Fiscal para o biênio 2026-2028. O evento ocorreu no espaço The Latvian, na Bahia Marina, em Salvador, reunindo representantes do setor produtivo, autoridades e convidados.
A solenidade marcou oficialmente o início da gestão do novo presidente do Conselho Diretor, Fernando Branco, que assume a liderança da entidade em um período de continuidade e expansão das atividades do setor florestal na Bahia.
Durante o evento, o diretor-executivo da ABAF, Wilson Andrade, destacou os avanços alcançados pela cadeia produtiva da madeira no estado, ressaltando o crescimento e a modernização do setor ao longo dos últimos anos.
Andrade também chamou atenção para um dos principais desafios da nova gestão: a necessidade de ampliar a participação de pequenos e médios produtores na cadeia produtiva da madeira, fortalecendo a inclusão econômica e a sustentabilidade do setor.
A ABAF reforçou, durante a cerimônia, seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a inovação e o fortalecimento institucional das empresas que integram o segmento de base florestal na Bahia.
O encontro simbolizou o início de uma nova fase para a entidade, com foco em ampliar o diálogo entre produtores, indústria e governo, buscando maior integração e competitividade para o setor florestal baiano.
Brasil7 dias atrásGoverno aciona PF após invasão ao Defesa Civil Alerta
Polícia6 dias atrásAdolescente é apontado como suspeito de matar padrasto em Campo Grande
Brasil6 dias atrásEmpresários defendem agenda para elevar competitividade do Brasil
Entretenimento4 dias atrásAcidente em evento de Itapetinga deixa feridos antes de show de Amado Batista
Esportes7 dias atrásRonaldinho Gaúcho anuncia retorno ao futebol em novo projeto
Mundo7 dias atrásRei Charles III lamenta acidente ferroviário
Brasil6 dias atrásJustiça condena Espaçolaser por queimaduras em cliente
Brasil7 dias atrásStanley Black & Decker fecha fábrica histórica e demite 300 funcionários











