conecte-se conosco

Polícia

Operação desmonta esquema com máquinas de cartão

Sete suspeitos foram presos em ação policial que investigava o desvio de equipamentos usados em golpes financeiros em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Postado

em

Uma operação policial realizada nesta terça-feira (23) resultou na prisão de sete pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa especializada no desvio de máquinas de cartão para aplicação de golpes financeiros. As ações ocorreram simultaneamente em cidades dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Além das prisões, os agentes apreenderam uma grande quantidade de materiais utilizados pelo grupo. Entre os itens recolhidos estão 117 máquinas de cartão, mais de 1,3 mil chips de telefonia móvel, cerca de R$ 14 mil em dinheiro, dezenas de celulares, computadores, além de um carro e uma motocicleta.

As investigações tiveram início em fevereiro deste ano, após a descoberta de um esquema envolvendo funcionários de uma empresa responsável pelo fornecimento de máquinas de pagamento eletrônico. Segundo as apurações, os equipamentos eram desviados e repassados para integrantes da organização criminosa, que os utilizavam em fraudes e golpes financeiros.

O grupo é suspeito de estruturar uma rede de atuação que permitia o uso irregular das máquinas para movimentações fraudulentas, dificultando o rastreamento das operações e ampliando o alcance dos crimes.

A operação foi considerada um importante avanço no combate a crimes financeiros e fraudes eletrônicas, modalidade que tem registrado crescimento nos últimos anos em diversas regiões do país.

As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos e verificar a extensão dos prejuízos causados pelas ações do grupo. A polícia também busca esclarecer como funcionava toda a cadeia de desvio, distribuição e utilização dos equipamentos apreendidos.

Com a ação, as autoridades esperam enfraquecer a estrutura criminosa e impedir novas fraudes praticadas por meio de sistemas de pagamento eletrônico.

Redação Saiba+

Continue lendo
envie seu comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

PRF apreende mais de 1,6 tonelada de drogas na BR-116, na Bahia

Carga de maconha e cocaína estava escondida em caminhão que simulava transporte de hortifrúti durante fiscalização em Rafael Jambeiro.

Postado

em

Uma operação realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou na apreensão de mais de 1,6 tonelada de drogas na madrugada desta terça-feira (23), na BR-116, no município de Rafael Jambeiro, no interior da Bahia.

Durante uma fiscalização de rotina, os agentes identificaram irregularidades em um caminhão que aparentava transportar frutas e verduras. Ao aprofundarem a inspeção, encontraram uma grande quantidade de entorpecentes escondida em caixas vazias utilizadas para simular uma carga de hortifrúti.

Segundo a PRF, foram apreendidos 1.527,5 quilos de maconha e 170 quilos de cocaína, totalizando aproximadamente 1,7 tonelada de drogas retiradas de circulação. A descoberta representa uma das maiores apreensões registradas na região neste ano.

A estratégia utilizada pelos criminosos tinha como objetivo dificultar a identificação da carga ilícita durante fiscalizações nas rodovias federais. No entanto, a experiência dos agentes e a análise detalhada do veículo permitiram a localização dos entorpecentes.

A apreensão reforça o papel das operações de combate ao tráfico de drogas nas rodovias brasileiras, especialmente em corredores estratégicos utilizados por organizações criminosas para o transporte de substâncias ilícitas entre estados.

O material apreendido foi encaminhado às autoridades competentes para os procedimentos legais e continuidade das investigações, que deverão identificar a origem e o destino da carga.

Redação Saiba+

Continue lendo

Polícia

PF deflagra Operação Miragem e investiga Banco Digimais em esquema financeiro

Ação mira fraudes no Sistema Financeiro Nacional; Edir Macedo é citado em investigação envolvendo gestão da instituição.

Postado

em

PF durante a operação em São Paulo Crédito: Divulgação

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (23), a Operação Miragem, que investiga um suposto esquema de fraudes envolvendo o Sistema Financeiro Nacional e a gestão do Banco Digimais, instituição controlada pelo bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus.

A operação mobiliza mais de 50 agentes federais, que cumprem nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em São Paulo. As investigações apontam possíveis irregularidades na condução das operações financeiras do banco e no uso de estruturas empresariais associadas ao grupo controlador.

De acordo com a Polícia Federal, Edir Macedo figura entre os investigados na condição de proprietário da instituição financeira, embora não tenha sido alvo de mandados de busca e apreensão, já que reside no exterior. Apesar disso, seu nome consta nos pedidos de bloqueio e sequestro de bens e valores, além de medidas como a quebra de sigilos bancário e fiscal.

A Operação Miragem busca aprofundar a análise de possíveis irregularidades e identificar o fluxo de recursos suspeitos dentro da estrutura investigada. As diligências seguem sob sigilo judicial, e novas etapas da investigação não estão descartadas.

A PF reforça que o objetivo da ação é apurar eventuais crimes financeiros e garantir a integridade do sistema bancário nacional, sem descartar o envolvimento de outros agentes ou empresas ligadas ao caso.

Redação Saiba+

Continue lendo

Polícia

STJ articula reversão de decisão que retirou delegados da PF do tribunal

Ministros negociam com o Ministério da Justiça após devolução de policiais federais cedidos ao Superior Tribunal de Justiça pelo governo federal.

Postado

em

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) está conduzindo uma articulação interna para tentar reverter a decisão do governo federal que determinou a devolução à Polícia Federal (PF) dos delegados que estavam cedidos ao tribunal. A medida provocou reação entre integrantes da Corte, que passaram a negociar alternativas junto ao Ministério da Justiça.

Segundo apuração a movimentação é liderada por ministros da cúpula do STJ, que buscaram diálogo direto com representantes do Ministério da Justiça, responsável pelo ofício que formalizou o retorno dos policiais federais às suas funções de origem.

Nas tratativas, os magistrados defendem que os tribunais superiores deveriam receber tratamento diferenciado em relação a outros órgãos da administração pública afetados pela medida. O argumento central apresentado é a necessidade de garantir estrutura adequada para o funcionamento das atividades judiciais.

Os ministros também ressaltam que 10 dos 33 integrantes do STJ atuam diretamente em processos criminais, o que reforçaria a importância da presença de delegados e servidores da área de segurança para o suporte às atividades jurisdicionais. As questões penais, segundo o regimento interno, são analisadas pela Corte Especial, órgão responsável por julgamentos de maior complexidade dentro do tribunal.

A discussão ocorre em meio a um cenário de reorganização administrativa envolvendo órgãos federais e o uso de servidores cedidos, o que tem gerado debates sobre critérios de alocação e prioridades institucionais.

Até o momento, não há decisão final sobre a possível reversão da medida, e as conversas seguem em andamento entre o STJ e o Ministério da Justiça.

Redação Saiba+

Continue lendo
Ads Imagem
Ads PMI VISITE ILHÉUS

    Mais Lidas da Semana