Bahia
Do tatame ao tabuleiro: Bolsa Atleta Salvador apoia atletas na conquista de medalhas

O programa Bolsa Atleta Salvador, desenvolvido pela Prefeitura através da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), tem ajudado atletas da capital baiana a desenvolverem as suas habilidades e a participar de competições no Brasil e no exterior, revelando talentos e levando o nome da cidade mundo afora.
A enxadrista Cláudia Lima, de 49 anos, e o karateca Daniel Santos, de 14, são exemplos de como o programa proporciona o suporte financeiro necessário para que os atletas possam alcançar os lugares mais altos do pódio. Os dois fazem parte do grupo de 250 pessoas que ingressaram no Bolsa Atleta Salvador no ano passado.
Em 2025, o programa beneficiará 334 atletas, divididos em categorias como olímpicos, paralímpicos, surdolímpicos, atletas internacionais e nacionais, de base, estudantis e aqueles que fazem parte da subcategoria Atletas da Copa Salvador Interbairros Sub-15. As inscrições para acesso à bolsa, com valores que variam de R$300 a R$2 mil, dependendo da categoria, vão até a próxima sexta-feira (21).
Xadrez – Cláudia, que é uma pessoa com deficiência visual, teve o primeiro contato com o xadrez em 2005, por meio de um amigo que a apresentou à modalidade adaptada. “Fiquei interessada. Na época, eu tinha baixa visão e comecei jogando em um tabuleiro grande, de 40×40 cm, recomendado para pessoas com baixa visão. Aos poucos, fui me adaptando, aprendendo as posições das peças e compreendendo melhor o jogo”, conta.
A paratleta começou a participar de torneios no Centro de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência Visual, do qual fazia parte, até ser convidada a competir em outros torneios fora da cidade. No início, não havia nenhum tipo de apoio financeiro, e ela mesma arcava com os custos. “Pagava minhas passagens e inscrições. Às vezes, recebia ajuda de parentes para custear algumas despesas, mas nunca tive condições de viajar para competições fora do estado. Quando conseguia, era com muita dificuldade. Em 2015 e 2016, participei de torneios em Curitiba e Brasília, mas nunca pude disputar todas as quatro etapas do circuito nacional por limitações financeiras, conseguindo ir, no máximo, a uma delas”, recorda.
Cláudia entrou no programa da Prefeitura em 2023 e, desde então, participou de várias competições, conquistando medalhas em algumas delas, como nos campeonatos Baiano e do Nordeste, onde ficou com a medalha de prata. Além disso, recebeu o título de Candidata a Mestre de Xadrez, concedido pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE) para jogadoras que demonstram um nível avançado no esporte. No Campeonato Brasileiro, participou de quatro etapas, realizadas em Brasília (DF), Mogi Guaçu (SP), Belém (PA) e Curitiba (PR), terminando em 4º lugar na categoria feminina de mulheres cegas e com baixa visão.
“Sou uma mulher com deficiência visual que enfrentou diversas dificuldades financeiras, mas jamais desistiu do xadrez. Carrego essa bandeira com orgulho, mostrando à sociedade que há grandes jogadores, com e sem deficiência, que se destacam no esporte. Sou grata por ter sido contemplada pelo Bolsa Atleta Salvador, um projeto que fortalece o esporte na Bahia. Quando chego aos torneios e digo que sou nordestina, baiana, atleta e mulher, levo comigo a bandeira do programa, vestindo minha camisa com orgulho e respeito. O xadrez e o esporte, de modo geral, são saúde e vida”, finaliza a campeã.
Entre os principais requisitos para concorrer ao Edital do Bolsa Atleta Salvador, estão a posse da Carteira Municipal do Atleta e o vínculo com federações registradas no Conselho Municipal de Esportes e Lazer (Comels). Além disso, neste ano, terão prioridade estudantes da rede pública, bolsistas de escolas particulares e atletas inscritos no Cadastro Único.
Karatê – Já Daniel começou a praticar karatê aos 4 anos. Desde então, tem se dedicado ao esporte e alcançado grandes conquistas, tornando-se um atleta de alto rendimento. Beneficiário do Bolsa Atleta desde o ano passado, ele já participou de mais de 20 competições, entre estaduais, nacionais e mundiais. Além disso, o adolescente conquistou o Campeonato Baiano cinco vezes, o Campeonato Brasileiro sete vezes, venceu uma Copa do Brasil e três Copas Banzai, além de ter se tornado vice-campeão mundial na Argentina. As passagens para a competição no país vizinho foram custeadas pelo programa.
“Meu grande sonho é me tornar campeão mundial e campeão pan-americano. Em 2022, tive a oportunidade de ir para a Itália disputar o Mundial, mas, por causa dos custos, não consegui viajar. No ano passado, em 2024, participei do meu primeiro campeonato mundial na Argentina, onde fui vice-campeão mundial em kata e terceiro lugar em kumite”, lembra.
O pai do adolescente, o rodoviário Uelder Nascimento Araújo, lembra que, nos campeonatos realizados fora de Salvador no ano passado, Daniel praticamente medalhou em todas as competições. Ele acredita que, sem o apoio do programa, o filho não teria conseguido fazer metade das viagens.
“Uma das principais competições foi o Mundial da Argentina, onde ele se consagrou vice-campeão mundial. Foi uma competição muito difícil, que acompanhei pela internet e, através de outras pessoas, soube que o nível estava altíssimo. Praticamente todos os outros atletas estavam patrocinados, enquanto aqui no Brasil muitos ainda enfrentam dificuldades para conseguir patrocínio e apoio, especialmente no karatê. Mas, graças a Deus, ele pôde competir de igual para igual. E, por detalhes, talvez ele não tenha se consagrado campeão”, comenta.
Inscrição – Para consultar o edital, os interessados devem acessar o site https://sempre.salvador.ba.
Reportagem: Nilson Marinho / Secom PMS
Bahia
Crise obriga UFBA a cortar ar-condicionado e paralisar obras
Universidade enfrenta cortes de verbas e impõe medidas de contenção para manter funcionamento básico.

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) anunciou novas medidas de contenção de despesas diante da grave crise orçamentária que atravessa. Uma portaria publicada no último dia 14 de abril determina a redução no uso de aparelhos de ar-condicionado, restrições no funcionamento de elevadores e a suspensão de gastos não essenciais.
De acordo com a Portaria nº 102, assinada pelo reitor Paulo Cesar Miguez, salas de aula com janelas deverão permanecer sem ar-condicionado. Já nos prédios com mais de um elevador, apenas um equipamento será mantido em funcionamento, salvo nos casos de necessidade para transporte de pacientes ou pessoas com mobilidade reduzida.
O documento ressalta que, apesar do crescimento da universidade, os valores destinados ao seu custeio não acompanharam o aumento dos custos de gestão. A medida se assemelha à adotada em 2019, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, quando a UFBA também sofreu com bloqueios de verbas. Agora, sob a administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a instituição continua enfrentando sérias dificuldades financeiras.
Além das restrições no uso de energia e mobilidade, a portaria também determina:
- Limitação do uso de ar-condicionado às áreas sem ventilação natural, bibliotecas, arquivos, museus, laboratórios e salas com equipamentos sensíveis;
- Restrição do uso de ar-condicionado nas unidades administrativas ao horário das 8h às 16h;
- Suspensão de despesas com viagens para congressos e eventos realizados após as 17h;
- Proibição da aquisição de bens não essenciais;
- Redução de serviços de telefonia móvel;
- Diminuição nas ações de manutenção predial e conservação de áreas verdes, com prioridade apenas para emergências.
Paralelamente às medidas de contenção, a UFBA convive com o abandono de nove obras em seu campus. Edificações como o prédio do Instituto de Ciências da Informação (ICI) e o complexo do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) estão há mais de uma década paralisadas, acumulando deteriorações graves e prejuízos milionários.
Lista das obras paralisadas na UFBA:
- Construção da Biblioteca da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas;
- Construção do Anexo do Instituto de Física e do Instituto de Química;
- Construção do Edifício Sede da Escola de Música;
- Construção do Complexo do IHAC;
- Reforma e ampliação da Escola de Medicina Veterinária;
- Reforma da Faculdade de Odontologia para instalação do Laboratório de Prótese;
- Construção do prédio Anexo da Escola Politécnica;
- Construção da sede do Instituto de Ciência da Informação (ICI);
- Reforma da fachada da Faculdade de Odontologia.
Segundo informações da própria universidade, problemas como embargos judiciais e descumprimento de contratos por parte das construtoras inviabilizaram a continuidade das obras. Relatórios apontam patologias graves nas estruturas abandonadas, exigindo inspeções emergenciais e reforços estruturais, sem, no entanto, avanços efetivos nas construções.
A UFBA anunciou a previsão de novas licitações apenas para 2026, enquanto a comunidade acadêmica aguarda soluções para os graves problemas estruturais que comprometem o funcionamento da instituição.
Bahia
Bahia: MP pede cassação de vereadores por fraude à cota de gênero
Parecer aponta candidatura fictícia para simular cumprimento do mínimo legal de mulheres na chapa

O Ministério Público Eleitoral (MPE) emitiu parecer favorável à cassação dos mandatos dos três vereadores eleitos pelo PSD no município de Pilão Arcado, no norte da Bahia, por fraude à cota de gênero nas eleições de 2024. Os parlamentares alvos da ação são Dadau Alexandre, Cássio Boca e Paulo José. As informação são do site Política Livre.
De acordo com a denúncia acatada pelo MP, o partido teria registrado uma candidatura fictícia com o objetivo exclusivo de aparentar o cumprimento do mínimo de 30% de mulheres exigido por lei nas chapas proporcionais. A ação foi ajuizada pela coligação “Mais Trabalho, Mais Desenvolvimento” e pelo atual prefeito Leosmir Atanazio Gama, então candidato à época.
O parecer do MPE aponta que, após a renúncia da candidata Anatália Lopes da Silva, o PSD substituiu o nome por Andressa Alexandre Silva Pinheiro, que estava com o título de eleitor cancelado. A substituta teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral, não fez campanha, não prestou contas e sequer recebeu votos — o que, segundo o órgão, caracteriza uma candidatura fictícia.
“Desconsiderando-se a candidatura, já largamente demonstrada como fictícia, de Andressa Alexandre Silva Pinheiro no pleito de 2024, verifica-se que o PSD concorreu indicando nove candidaturas válidas, sendo sete homens e duas mulheres. Logo, a chapa foi composta por 22% de mulheres, desrespeitando a cota legal de gênero”, destacou a promotora eleitoral Heline Esteves Alves.
Com base em precedentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o MP recomendou a anulação de todos os votos atribuídos ao PSD no pleito proporcional, a cassação dos mandatos dos vereadores eleitos pela legenda e a aplicação de pena de inelegibilidade apenas à candidata envolvida na fraude. Os demais candidatos não foram considerados diretamente responsáveis e não terão a inelegibilidade aplicada.
O parecer será agora analisado pela 195ª Zona Eleitoral de Pilão Arcado, que decidirá sobre a procedência da ação e os desdobramentos jurídicos para os envolvidos.
Bahia
Governo Jerônimo solicita R$ 4,5 bi em empréstimos à ALBA

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), encaminhou à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), nesta quarta-feira (23), dois novos pedidos de empréstimos que, somados, podem chegar a R$ 4,5 bilhões. As propostas foram enviadas em regime de urgência.
O primeiro pedido prevê uma operação de crédito interno com instituições financeiras nacionais, com garantia da União, no valor de até R$ 3 bilhões. O objetivo é quitar precatórios vencidos e não pagos.
Já o segundo pedido, no valor de até R$ 1,5 bilhão, solicita autorização para contratação de empréstimo junto ao Banco do Brasil. Os recursos, segundo o governo, serão destinados a obras de Mobilidade Urbana e Interurbana, Infraestrutura Viária, Hídrica e Urbana.
Essas novas solicitações chegam poucas semanas após o envio do primeiro pedido de empréstimo de 2025, que prevê R$ 600 milhões em crédito externo junto à Caixa Econômica Federal, dentro do Programa de Financiamento à Infraestrutura e Saneamento (FINISA). O montante seria usado em projetos de mobilidade urbana, incluindo as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
Com esses novos pedidos, a gestão Jerônimo Rodrigues já acumula 16 solicitações de empréstimo enviadas à ALBA em menos de dois anos de governo.
- Polícia2 dias atrás
Opinião | Policiais Militares podem ser Influencers?
- Brasil2 dias atrás
Visitas a Bolsonaro são suspensas por equipe médica
- Bahia5 dias atrás
Governo da Bahia anuncia R$ 400 mi para forças de segurança
- Polícia6 dias atrás
Defesa de João Neto denuncia piora na saúde do advogado: “Onde ele está é insalubre”
- Brasil4 dias atrás
Vídeo: Bolsonaro é intimado na UTI por oficial de justiça
- Mundo8 horas atrás
Tragédia em Vancouver: motorista atropela multidão durante festival
- Brasil4 dias atrás
Final do BBB 25 tem pior audiência da história
- Brasil3 dias atrás
Moraes determina prisão imediata do ex-presidente Fernando Collor