Mundo
Bukele propõe trocar deportados por presos políticos venezuelanos
Proposta ocorre após Donald Trump atacar os juízes da Suprema Corte dos Estados Unidos.

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, propôs neste domingo (20) ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, uma troca inusitada: os 252 venezuelanos deportados dos Estados Unidos e atualmente presos em seu país, por 252 presos políticos mantidos pelo regime venezuelano.
A proposta foi feita por meio de uma postagem na rede social X, em que Bukele sugeriu um “acordo humanitário”. Os venezuelanos estão reclusos no Centro de Confinamento do Terrorismo (Cecot), prisão de segurança máxima construída pelo governo salvadorenho para abrigar membros de facções criminosas.
“Quero propor um acordo humanitário que contemple a repatriação de 100% dos 252 venezuelanos que foram deportados, em troca da libertação e entrega de um número idêntico dos milhares de presos políticos que o senhor mantém”, escreveu Bukele.
Entre os nomes citados na proposta estão o genro do líder opositor Edmundo González, Rafael Tudares; a ativista de direitos humanos Rocío San Miguel; e cerca de 50 cidadãos de outras nacionalidades, inclusive alguns asilados na embaixada da Argentina em Caracas.
Bukele destacou que, diferentemente dos deportados acusados de envolvimento com gangues como o Tren de Aragua , os presos políticos não cometeram crimes.
“A única razão pela qual estão presos é por terem se oposto ao senhor e às suas fraudes eleitorais”, acusou.
A proposta surge em meio a uma crescente crise diplomática envolvendo os EUA, após a Suprema Corte suspender as deportações de venezuelanos determinadas por Donald Trump com base em uma lei da era da guerra de 1798. Bukele tem sido um dos principais aliados de Trump na América Latina em sua política anti-imigração.
Até o momento, o governo de Nicolás Maduro não respondeu oficialmente à proposta. O presidente venezuelano afirma que os deportados foram “sequestrados” e contratou advogados para representá-los em El Salvador.
Enquanto isso, os 252 venezuelanos permanecem detidos no Cecot, que tem capacidade para 40 mil presos e é considerada a maior penitenciária da América Latina.
Mundo
Americano é eleito papa e adota o nome Leão XIV
Robert Francis Prevost, primeiro pontífice dos Estados Unidos, assume aos 69 anos como sucessor de Francisco e faz sua primeira aparição no Vaticano

A Igreja Católica tem um novo líder, o cardeal dos Estados Unidos Robert Francis Prevosti é o novo papa.. Na tarde desta quinta-feira (8), exatamente às 13h08 no horário de Brasília (18h08 em Roma), a tradicional fumaça branca subiu da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, sinalizando que os 133 cardeais reunidos em conclave chegaram a um consenso. O ritual marca a escolha do 267º papa da história da Igreja.
A escolha de Prevost, de 69 anos, foi anunciado nesta quinta-feira (8) pelo Vaticano, após a fumaça branca ser expelida da Capela Sistina, indicando que os 133 cardeais isolados no conclave elegeram o novo pontífice.
O novo papa apareceu na sacada da Basílica de São Pedro depois de ser anunciado, em latim, pelo cardeal Dominique Mamberti.
“A paz esteja com todos vocês. Esta é a primeira saudação do Cristo ressucitado. Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês”, disse o novo pontífice em seu primeiro discurso.
O sinal foi celebrado com entusiasmo pelos fiéis, que aguardavam ansiosamente pelo desfecho da eleição papal, iniciada após a morte do papa Francisco, ocorrida há 16 dias. Seguindo o protocolo, o cardeal eleito foi conduzido à chamada “Sala das Lágrimas”, onde vestiu as roupas papais antes de ser apresentado ao mundo.
Mundo
Trump taxa filmes estrangeiros e envia comitiva ao Brasil por segurança
Enquanto endurece medidas protecionistas para reerguer Hollywood, Trump manda coordenador de sanções a Brasília para tratar de crime organizado e terrorismo

O ex-presidente e atual pré-candidato à Casa Branca, Donald Trump, anunciou neste domingo (4) uma tarifa de 100% sobre todos os filmes produzidos fora dos Estados Unidos. A medida foi revelada por meio de uma publicação em sua rede social, a Truth Social, e marca uma nova ofensiva do republicano contra o que considera uma “devastação coordenada” da indústria cinematográfica americana por potências estrangeiras.
“A indústria cinematográfica nos Estados Unidos está morrendo rapidamente. Outros países estão oferecendo todos os tipos de incentivos para atrair nossos cineastas e estúdios para fora dos Estados Unidos”, escreveu Trump.
Segundo ele, a situação representa uma ameaça à segurança nacional por envolver, inclusive, “mensagens e propaganda”.
O anúncio vem acompanhado da ordem para que o Departamento de Comércio e o Representante de Comércio dos EUA iniciem imediatamente a aplicação da tarifa, atingindo qualquer produção audiovisual estrangeira que entre no mercado americano. “Queremos filmes feitos nos Estados Unidos, novamente!”, finalizou.
A nova política de tarifas é vista como uma tentativa de resgatar a força econômica e simbólica de Hollywood, em meio à crescente competição internacional e à fuga de produções para países com incentivos fiscais mais generosos, como Canadá, Hungria e Coreia do Sul.
Paralelamente à política interna, Trump reforça sua atuação diplomática com a América Latina. Também neste domingo, a embaixada dos Estados Unidos no Brasil confirmou que uma comitiva do Departamento de Estado desembarca em Brasília esta semana para discutir temas ligados à segurança pública, combate ao tráfico internacional de drogas e enfrentamento a organizações criminosas transnacionais.
A delegação será liderada por David Gamble, chefe interino da Coordenação de Sanções do órgão, e deverá manter reuniões bilaterais com autoridades brasileiras. Segundo comunicado oficial, os encontros abordarão os programas de sanções dos EUA direcionados ao combate ao terrorismo e ao crime organizado.
A visita ocorre dias após o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) antecipar a movimentação diplomática e coincide com um raro encontro entre representantes dos governos Lula e Trump. Em Las Vegas, o ministro da Fazenda Fernando Haddad se reuniu com o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, marcando o primeiro contato formal de alto nível entre as duas administrações.
Mundo
Ucrânia afirma ter abatido caça russo com drone marítimo
Se confirmado, este será o primeiro registro de um avião de combate derrubado por um equipamento naval não tripulado; estratégia com drones tem sido aposta de Kiev no conflito.

A Ucrânia afirmou, nesta sexta-feira (2), que abateu um avião de caça russo Su-30 utilizando um míssil lançado por um drone marítimo. A operação, segundo o GUR — serviço secreto militar ucraniano —, foi conduzida por uma unidade de elite chamada Grupo 13 e teria ocorrido próximo à cidade portuária de Novorossisk, no Mar Negro.
Caso seja confirmado, o feito marca a primeira vez que um jato de combate é derrubado por um drone marítimo não tripulado. Até o momento, autoridades russas não comentaram oficialmente o ocorrido.
A guerra de drones tem se tornado uma das principais estratégias da Ucrânia para equilibrar forças contra um adversário militarmente mais robusto. Com menor custo e maior mobilidade, os drones — tanto aéreos quanto marítimos — vêm sendo usados para atacar alvos estratégicos da Rússia, em especial a frota no Mar Negro.
Os drones marítimos têm ganhado destaque no arsenal ucraniano por sua eficácia e por exigirem menos recursos logísticos que embarcações tradicionais. Essa não é a primeira ação do tipo: em dezembro de 2024, Kiev já havia alegado ter destruído um helicóptero militar russo com o mesmo modelo de drone naval.
- Polícia6 dias atrás
Reajuste da PMBA gera revolta entre policiais e parlamentares
- Polícia1 dia atrás
Operação Falsas Promessas: PM é confundido por cor da pele e roupa semelhante
- Saúde5 dias atrás
Brasil tem 50 mil médicos de cursos mal avaliados
- Polícia4 dias atrás
Policial Lázaro Alexandre é solto com medidas cautelares após prisão na Operação Falsas Promessas
- Polícia22 horas atrás
Citação nazista em post da PM-BA expõe contradições e racismo estrutural na base da corporação
- Brasil6 dias atrás
Lady Gaga vira meme patriota e agita direita brasileira nas redes
- Bahia2 horas atrás
TCM aprova contas de 2023 do Consórcio Reconvale sob gestão Ito de Bega
- Brasil2 dias atrás
Quase metade das cidades brasileiras tem desenvolvimento baixo ou crítico, aponta pesquisa