Bahia
Davi Brito registra B.O. contra ex-namorada por ameaças
Segundo assessoria, Adriana Paula teria tentado coagir o campeão do BBB24 após recusa de acesso a seu Instagram

O campeão do Big Brother Brasil 2024, Davi Brito, registrou um boletim de ocorrência contra a ex-namorada, a dentista Adriana Paula, na madrugada deste sábado (17). A denúncia foi feita pouco mais de um mês após o término do relacionamento, marcado por polêmicas e reviravoltas.
De acordo com informações divulgadas pelo portal LeoDias, a assessoria de Davi relatou que ele estaria sendo ameaçado por Adriana, que teria prometido expor informações pessoais do ex-BBB nas redes sociais. A motivação da ameaça seria a recusa de Davi em fornecer um código de verificação do seu perfil no Instagram.

O relacionamento dos dois ganhou atenção nacional após Davi anunciar que Adriana estaria grávida de seu primeiro filho. No entanto, logo após tornar a gestação pública, o casal anunciou o fim do relacionamento. Pouco depois, a assessoria do influenciador confirmou que Adriana havia perdido o bebê.
Bahia
Médico do Vitória integra projeto Anjos de Asas e leva saúde a comunidades carentes
Médico do clube vai além do campo e leva cuidado e esperança a comunidades carentes na Bahia

O compromisso com a saúde vai além dos gramados. O médico pediatra Dr. Leonardo de Lima Alves, que integra a equipe médica do Esporte Clube Vitória, também é um dos voluntários do projeto Anjos de Asas, uma iniciativa solidária que há 10 anos oferece atendimento gratuito à população vulnerável da Bahia.
Reconhecido pela sua atuação junto aos jovens atletas do Vitória, Dr. Leonardo amplia seu impacto social ao levar cuidados médicos a comunidades carentes, promovendo saúde e dignidade a quem mais precisa. Sua presença no Anjos de Asas simboliza mais do que assistência médica: representa compromisso com o bem-estar físico, emocional e social de milhares de baianos.
“Sua atuação no projeto é essencial. O Dr. Leonardo alia experiência, empatia e dedicação. É alguém que olha para cada criança com o cuidado que ela merece”, afirma Paula Soares, idealizadora e coordenadora do projeto Anjos de Asas.
O projeto é formado exclusivamente por voluntários, profissionais da saúde que doam tempo e conhecimento para mudar realidades. Ao longo de uma década, a iniciativa já beneficiou mais de 100 mil pessoas, promovendo ações de saúde, orientação e apoio humanizado.
A atuação de Dr. Leonardo reforça que a medicina, quando guiada pelo amor ao próximo, pode transformar vidas. Seja nos bastidores do futebol ou nas comunidades mais esquecidas, seu trabalho inspira e gera esperança.
“Parabenizamos e agradecemos ao Dr. Leonardo pela sua entrega e por fazer da medicina um verdadeiro ato de amor ao próximo”, conclui Paula Soares.





Bahia
BRs 324 e 116 voltam ao controle público após 16 anos de concessão
Após anos de promessas não cumpridas e críticas severas, a ViaBahia deixa oficialmente a administração das principais rodovias baianas; pedágio será suspenso até nova licitação.

A partir do dia 15 de maio de 2025, os motoristas baianos estarão livres das tarifas de pedágio nas BRs-324 e 116. A medida ocorre após o encerramento oficial do contrato da ViaBahia, concessionária que administrava as rodovias desde 2009. Com o fim da concessão, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assume provisoriamente a gestão dos trechos até a realização de uma nova licitação.
A história da ViaBahia é marcada por atrasos, descumprimentos contratuais e um legado de insatisfação popular. Criada como uma Sociedade de Propósito Específico, a empresa assumiu o controle das rodovias com a promessa de grandes investimentos em duplicações, modernizações e segurança. No entanto, ao longo dos quase 16 anos de operação, executou apenas 30% das obras previstas, como destacou o ex-ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, em 2020, ao classificar a concessão como “a pior do Brasil”.
De promessas à frustração: o histórico da ViaBahia
A ViaBahia assumiu em 2009 a administração de aproximadamente 680 quilômetros de rodovias, incluindo as BR-324 (Salvador a Feira de Santana) e BR-116 (Feira de Santana à divisa com Minas Gerais), além de trechos das BA-526 e BA-528. Com o tempo, a empresa passou a enfrentar uma série de críticas por parte da população, de deputados estaduais e até de governadores, devido à falta de transparência, ausência de obras e tarifas consideradas abusivas.
Em 2014, por exemplo, 15 radares instalados entre Salvador e Feira de Santana — um dos trechos mais perigosos do país — ficaram 11 meses sem emitir uma única multa, operando apenas “em caráter educativo”. Mesmo após um investimento de R$ 50 milhões, os equipamentos foram removidos sem jamais cumprir sua função efetiva.
Em 2018, a Justiça Federal determinou a duplicação de trechos da BR-116 e impôs uma multa de R$ 5 milhões por danos morais coletivos pelo não cumprimento do contrato. Já em 2020, a ViaBahia propôs um reajuste de 140% no pedágio, tentando cobrar R$ 14 na tarifa básica da BR-116, o que foi rejeitado pelo governo federal.
Rompimento e indenização bilionária
Com o acúmulo de problemas e descumprimentos, a saída da concessionária foi selada após longa negociação entre a empresa, o Ministério dos Transportes e o Tribunal de Contas da União (TCU). Embora a ViaBahia tenha buscado uma repactuação contratual, apresentou valores de investimento muito acima do padrão de mercado, inviabilizando o acordo.
O encerramento oficial da concessão foi autorizado para 31 de março de 2025, com a atuação da empresa se estendendo até o pagamento parcial da indenização prevista em R$ 892 milhões. A empresa explorou intensamente as rodovias por mais de uma década, cobrando pedágios milionários sem entregar as melhorias pactuadas, e agora deixará o estado levando quase R$ 1 bilhão em indenizações públicas.
Pedágio suspenso e transição para o DNIT
Com o rompimento do contrato, os pedágios nas BRs 324 e 116 serão suspensos a partir de 15 de maio. O DNIT será responsável, temporariamente, pela manutenção, tapa-buracos, sinalização, limpeza, roçada e recuperação de drenagens. A medida representa um alívio imediato para os motoristas baianos, enquanto o governo prepara nova licitação para contratação de uma nova concessionária.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, celebrou a transição como um marco histórico:
“Este é o novo 2 de Julho da Bahia, mais um dia de independência do estado que estava com a pior concessão rodoviária do Brasil.”
Bahia
Governo Jerônimo recebe aval para mais R$ 4,5 bilhões
Com votos contrários da oposição, Assembleia aprova duas novas operações de crédito; total de empréstimos chega a R$ 18 bilhões

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou nesta terça-feira (13) dois novos pedidos de empréstimo feitos pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), que juntos somam R$ 4,5 bilhões. Com as novas autorizações, o governo estadual atinge a marca de R$ 18 bilhões em operações de crédito aprovadas desde o início da atual gestão, há apenas dois anos e quatro meses.
Os novos recursos, aprovados mesmo com os votos contrários da oposição, serão divididos em duas frentes. O primeiro empréstimo, de até R$ 3 bilhões, será feito junto a instituições financeiras nacionais, com garantia da União, e tem como destino o pagamento de precatórios vencidos. O segundo, no valor de até R$ 1,5 bilhão, será contratado junto ao Banco do Brasil, com objetivo de financiar obras de mobilidade urbana, infraestrutura viária, hídrica e urbana.
Este é o terceiro pedido de crédito aprovado pela ALBA apenas em 2025. Na semana passada, os deputados já haviam autorizado a contratação de R$ 600 milhões junto à Caixa Econômica Federal, por meio do Finisa, voltado a obras de infraestrutura e saneamento.
Críticas da oposição
A bancada de oposição tem feito duras críticas à recorrência com que o governo estadual recorre a empréstimos. Segundo levantamento, esta já é a 16ª solicitação de crédito feita por Jerônimo Rodrigues em menos de dois anos e meio de governo — uma média de um empréstimo a cada 50 dias.
“O governo perdeu a mão”, afirmou o líder da oposição na ALBA, deputado Tiago Correia (PSDB). “Não somos contra investir, mas sim contra essa prática desenfreada e pouco clara. O governo não detalha como esse dinheiro será utilizado, e isso compromete o futuro fiscal do Estado”, completou, ao alertar que o valor já representa quase 20% do orçamento anual da Bahia.
O vice-líder da oposição, deputado Alan Sanches (União Brasil), também questionou a velocidade da tramitação, sem análise prévia nas comissões técnicas de Constituição e Justiça (CCJ) e de Finanças. “Estamos votando às pressas assuntos que comprometem o futuro de milhões de baianos”, declarou.
Governo minimiza preocupação e defende estratégia
O líder do governo na ALBA, deputado Rosemberg Pinto (PT), defendeu a aprovação dos empréstimos e minimizou as críticas. “É absolutamente normal um governo contratar operações de crédito como forma de viabilizar investimentos estruturantes. A própria Prefeitura de Salvador faz isso”, afirmou.
Em sua justificativa, Jerônimo Rodrigues argumentou que os empréstimos são essenciais para garantir a continuidade do desenvolvimento econômico e social da Bahia, reforçando o compromisso com sustentabilidade, mobilidade e qualidade de vida da população.
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