Brasil
Quase metade das cidades brasileiras tem desenvolvimento baixo ou crítico, aponta pesquisa
Levantamento mostra que 57 milhões vivem em municípios com baixa qualidade em emprego, saúde e educação; desigualdade regional ainda é desafio

Um estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), divulgado nesta quinta-feira (8), revelou que 47,3% dos municípios brasileiros apresentaram nível baixo ou crítico de desenvolvimento socioeconômico em 2023. Isso significa que 2.625 cidades, onde vivem aproximadamente 57 milhões de brasileiros, ainda enfrentam sérias dificuldades nas áreas de emprego e renda, saúde e educação, os três pilares avaliados pelo Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM).
Apesar de o país ter registrado avanços em relação a 2013 — quando 77,4% dos municípios tinham desempenho baixo ou crítico —, os dados mais recentes mostram que a desigualdade regional continua intensa e preocupante.
Norte e Nordeste lideram os piores índices
De acordo com a pesquisa, 87% das cidades do Norte e Nordeste ainda se enquadram nas faixas de desenvolvimento crítico ou baixo. Estados como Amapá (100%), Maranhão (77,6%), Bahia (70,5%) e Pará (72,4%) têm a maior concentração de populações vivendo em locais com baixa qualidade de vida.
Divisão dos municípios brasileiros segundo nível de desenvolvimento no IFDM
% de cidades em um total de 5.550 avaliadas

Fonte: Firjan *IFDM varia de 0 a 1, com quatro níveis de desenvolvimento: crítico (menos de 0,4), baixo (entre 0,4 e 0,6), moderado (entre 0,6 e 0,8) e alto (acima de 0,8)
Na outra ponta, regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste apresentam um cenário mais positivo: 80% dos municípios dessas áreas já estão em níveis alto ou moderado de desenvolvimento, evidenciando um abismo socioeconômico ainda a ser vencido.
Diferença de 23 anos entre os extremos
A Firjan destaca que, se mantido o atual ritmo de crescimento, os municípios com índice crítico em 2023 só alcançarão os níveis dos mais desenvolvidos em 2046. “É como se essas cidades estivessem tentando atravessar uma ponte ainda em construção, enquanto os municípios mais avançados já estão do outro lado há décadas”, afirmou a federação.
A média nacional do IFDM chegou a 0,6067 pontos em 2023, o que representa um desenvolvimento moderado, com crescimento de quase 30% em relação a 2013 (0,4674 pontos).

Urbis II, Santo Antônio de Jesus – Reprodução
Municípios com os melhores e piores desempenhos
Os dez melhores desempenhos no IFDM 2023 estão concentrados nos estados de São Paulo e Paraná. A liderança ficou com Águas de São Pedro (0,8932), seguida por São Caetano do Sul (0,8882) e Curitiba (0,8855).
Já os piores índices foram registrados em cidades da região Norte e do estado do Maranhão. Ipixuna (0,1485), no Amazonas, teve o menor IFDM do país, seguida por Jenipapo dos Vieiras (0,1583), no Maranhão, e Uiramutã (0,1621), em Roraima.
Como o IFDM é calculado
O índice avalia o desempenho municipal com base em dados oficiais atualizados anualmente. A pontuação vai de 0 a 1 ponto, sendo que quanto mais próximo de 1, melhor o desenvolvimento do município.
As faixas são divididas em:
- Crítico: abaixo de 0,4
- Baixo: entre 0,4 e 0,6
- Moderado: entre 0,6 e 0,8
- Alto: acima de 0,8
A dimensão emprego e renda considera indicadores como formalização do mercado de trabalho, PIB per capita e taxa de pobreza. Já saúde avalia internações evitáveis, mortalidade infantil, cobertura vacinal e acesso a médicos. Em educação, são analisados dados como oferta de ensino integral, formação de professores, taxas de abandono escolar e o desempenho no Ideb.
Municípios com melhores desempenhos no IFDM em 2023
Pontuação de 0 a 1 (quanto maior, melhor)

Fonte: Firjan
Segundo a Firjan, 20 municípios ficaram de fora da avaliação da área educacional por falta de dados, totalizando 5.550 cidades analisadas na edição 2023 do IFDM.
Brasil
Chefe da Receita Federal acusa devedores contumazes de lavar dinheiro e chama-os de “bandidos”
Robinson Barreirinhas defende projeto para penalizar empresas que usam inadimplência fiscal como mecanismo de crime organizado

O secretário-executivo da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, fez declarações contundentes ao afirmar que os chamados devedores contumazes, que evitam o pagamento de tributos de forma deliberada, atuam como “bandidos” e facilitam a lavagem de dinheiro vinculada ao crime organizado. Afirmou ainda que “não estamos falando de simples contribuintes, mas de estruturas que abrem empresas somente para não pagar impostos e, ainda por cima, ocultar recursos ilícitos”.
Em evento com participação de parlamentares e empresários, Barreirinhas ressaltou que o governo busca acelerar a tramitação de um projeto de lei que define nova tipificação para devedores contumazes, com alvo especial para aqueles que utilizam empresas como fachada para movimentações ilegais. Ele destacou que empresas envolvidas em esquemas com organizações criminosas — como redes de distribuição de combustíveis usadas para lavagem de dinheiro — já são monitoradas e que “a evasão fiscal incessante se conecta diretamente à criminalidade financeira organizada”.
Para reforçar o argumento, ele citou que a recente aprovação no Senado de regras mais rigorosas para devedores contumazes cria instrumentos para impedir a participação dessas empresas em licitações públicas, aplicar restrições operacionais e recuperar valores tributários que hoje se perdem. O secretário afirmou que “o combate à sonegação fiscal, à lavagem de dinheiro e à distorção concorrencial caminharem juntos é indispensável para resguardar a economia legal”.
Com o discurso, a pasta reforça a estratégia de endurecimento da fiscalização, aprimoramento da legislação e cooperação entre Receita Federal, Polícia Federal e Ministério Público no enfrentamento de fraudes estruturadas. Para empresas que exercem negócios de fato, o secretário insistiu que haverá distinção clara entre inadimplência legítima e inadimplência estratégica com fins criminosos.
Brasil
Absolvição dos réus da tragédia no Ninho do Urubu choca o país
Justiça do Rio absolve acusados de incêndio que matou 10 jovens e reacende debates sobre impunidade e segurança nos clubes

A decisão da Justiça do Rio de Janeiro de absolver todos os réus acusados pelo incêndio no centro de treinamento do Flamengo, que causou a morte de dez jovens atletas em 2019, provocou indignação social e levantou graves questionamentos sobre a responsabilização em acidentes envolvendo menores e instituições esportivas.
O incêndio, que ocorreu em uma instalação improvisada de contêineres destinada à base do clube, revelou falhas chocantes: alvará irregular, estrutura precária e reação tardia dos responsáveis. O juiz responsável pela sentença apontou que não foram identificadas provas suficientes para imputar responsabilidade penal individual, resultando na tragédia sem culpados.
A repercussão da absolvição ultrapassa o campo jurídico: familiares das vítimas, torcedores e especialistas em administração esportiva consideram a decisão um sinal de fragilidade institucional na apuração de crimes com resultado fatal. A ausência de punição acende alertas sobre segurança em alojamentos de formação, padrões de fiscalização e omissões de entidades públicas ou privadas.
Mesmo após acordo extrajudicial com o Flamengo e famílias, a dura realidade das jovens vítimas permanece viva no imaginário coletivo. A decisão volta a intensificar críticas à cultura de negligência no futebol de base, à responsabilidade de clubes e à ausência de modelos eficazes de prevenção de tragédias.
O episódio coloca o país diante de um debate urgente sobre transparência, responsabilidade civil e criminal em espaços esportivos, especialmente quando envolvem menores. O que se vê é uma lacuna entre a comoção pública suscita reformas e o alcance real do sistema penal em garantir justiça às vítimas.
Brasil
Instituto de Mendonça fatura R$ 4,8 milhões em contratos públicos em pouco mais de um ano
Criado pelo ministro do STF André Mendonça, o Instituto Iter oferece cursos e palestras para governos e órgãos públicos, enquanto especialistas questionam possíveis conflitos de interesse

Em pouco mais de um ano de funcionamento, o Instituto Iter, fundado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça, movimentou R$ 4,8 milhões em contratos públicos firmados com governos estaduais, prefeituras, tribunais de contas e outros órgãos. Criado em novembro de 2023, o instituto rapidamente se consolidou como referência em cursos e palestras voltados à gestão pública — mas também levantou questionamentos sobre conflito de interesses e limites éticos da magistratura.
O Iter, que começou como uma empresa limitada e depois se tornou sociedade anônima de capital fechado, tem entre seus sócios nomes ligados ao governo Bolsonaro, como Victor Godoy, ex-ministro da Educação e atual CEO, e Danilo Dupas, ex-presidente do Inep. A empresa Integre, de propriedade do casal Mendonça, é a acionista majoritária do instituto.
Entre os contratos mais vultosos está o firmado com o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo, no valor de R$ 1,2 milhão, para oferta de cursos e palestras a servidores. Governos de São Paulo, Bahia e Piauí, além de tribunais de contas e câmaras municipais, também constam na lista de clientes públicos.
O ministro nega qualquer irregularidade e afirma que sua atuação no Iter é “exclusivamente educacional”, amparada pela Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman), que permite o exercício do magistério. “O instituto é voltado à disseminação do conhecimento e à formação técnica e ética de gestores”, declarou Mendonça em nota.
No entanto, juristas como Conrado Hübner, professor da USP, e Fernando Fontainha, da UERJ, apontam que a atuação do ministro pode configurar violação do dever de reserva e conflito de interesses, já que o instituto mantém vínculos diretos com agentes e instituições que podem ser alvo de decisões do STF.
Além de atuar como palestrante e moderador, Mendonça também intermediou encontros entre parlamentares e profissionais dentro do Iter, apresentando o local como um “espaço neutro, sem as influências de Brasília”. Para críticos, essa aproximação reforça a zona cinzenta entre a função pública e a atividade privada do ministro.
Mesmo com a polêmica, o Iter segue expandindo suas atividades e oferecendo cursos com valores que chegam a R$ 16 mil por aluno, além de eventos presenciais com a participação de autoridades e especialistas do setor público.



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